terça-feira, 24 de julho de 2012

Tast 2012 | Basque stitch | week 29b

Ainda Azul

Continuamos com o Basque Stitch e com a cor Azul.

Frio e preciso, o azul é uma cor forte, por vezes associado à tristeza e depressão, insensibilidade, solidão e inércia. Discordo. Não consigo imaginar que um lindo céu azul e um mar sem fim possam deprimir alguém pois acredito que a imensidão do céu e do oceano se acomodam ao espírito que busca a tranquilidade através de uma sensação de infinito. Está provado que um ambiente azul relaxa e traz benefícios à pressão sanguínea.

A maior parte dos azuis que vemos na natureza são produzidos por dois fenômenos físicos: o efeito Tyndal e a dispersão de Rayleigh. Vou tentar explicar, mas recomendo uma pesquisa melhor.

Cada cor tem uma frequência e comprimento de onda diferente, sendo que a cor branca é resultante da mistura das sete cores do arco-íris: o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. Quanto menor o comprimento da onda, maior o seu poder de dispersão. Ok?  A luz azul tem um comprimento de onda muito pequeno e muito semelhante a dos átomos presentes no planeta Terra. Assim, quando as ondas de luz azul do Sol atravessam a atmosfera e se encontram com os átomos se dispersam em todas as direções, "azulando" o céu.

Mas no final do dia ele vira avermelhado... isso porque quando o sol se põe ele fica mais longe do ponto de referência e somente as ondas mais longas - vermelho e laranja - conseguem alcançar o destino.

Não é o objetivo deste blog estudar  em profundidade os fenômenos associados à cor, mas como é um tema que muito me interessa, sempre que eu tiver algo interessante, postarei.


Panapaná
Este é o nome deste trabalho onde eu utilizei o Basque stitch. Panapaná é o bando de borboletas que migram em certa épocas do ano, formando verdadeiras nuvens. Aqui, elas foram atraídas pelo sol azul, inspirado nas maravilhosas mandalas de Christina Richards.



2 comentários:

  1. Hello dear Luiz.......Words cannot express how overwhelmed I am ...............How could I inspire someone so fabulously artistic.......You inspire me with every single detail that you stitch on fabric, I am very humbled............
    I love the 'BLUE', I love the concept and I so love the stitches and the butterflies !
    This is truly a masterpiece.......
    Fantastic !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ♥ yes - and lovely explanation too

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito importantes para mim. Desculpem se demoro para responder, mas saibam que eu os leio, releio sempre e agradeço, do fundo do meu coração! A todos, o meu sincero Muito Obrigado!